quinta-feira, 26 de maio de 2011

Projeto Vitaminas

A Escola Antonio Fernandes PARABENIZA os professores responsáveis pelo excelente projeto sobre Vitaminas. O projeto foi realizado com os Alunos do 1º Ano A e B, 2º Ano A e 3º Ano A do Ensino Médio - Matutino da Escola Estadual Antonio Fernandes. Todos participaram ativamente no projeto, demonstrando grande interesse em contribuir para o sucesso do mesmo.

Saiba mais sobre o projeto:

O PROJETO VITAMINAS: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PREVENINDO DOENÇAS.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Rodrigo, Viviane e Andréia.
Disciplinas Biologia, Química e STE.
INTRODUÇÃO


Desde que Linus Pauling, bioquímico laureado com o Nobel, começou a promover a idéia de "megadoses" de nutrientes essenciais, 40 anos atrás, os norte-americanos se tornaram usuários dedicados de vitaminas. Hoje, cerca de metade dos adultos do país usam alguma forma de suplemento vitamínico, criando um mercado que movimenta US$ 23 bilhões ao ano. Mas será que as vitaminas realmente ajudam?
Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem têm influência não só na aparência e no bem estar geral, mas também na expectativa de vida e na qualidade dela. A escola, buscando sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde.

JUSTIFICATIVA

Sabemos que existem dificuldades relativas a alimentação no cotidiano da maior parte das famílias. A escola não tem a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação alimentar, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável.
O objetivo da escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado. As vitaminas são fontes de energia que é necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, sabendo disso cada grupo vai expor um prato criativo com alimentos ricos em vários os tipos de vitaminas encontradas em diversos nutrientes e suas funções.

OBJETIVO GERAL
• Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
• Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
• Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontrados.

PÚBLICO-ALVO
• Alunos do 1º Ano A e B, 2º Ano A e 3º Ano A do Ensino Médio - Matutino da Escola Estadual Antonio Fernandes .

METODOLOGIA
• Primeiramente iniciará em sala, nas disciplinas de Biologia e Química, um debate sobre a importância e a composição química das vitaminas em nossa alimentação, o conteúdo será explicado durantes as aulas de Biologia e Química, depois para aprofundar o assunto os alunos pesquisarão na internet sobre o conteúdo e produzirão um prato com alimentos ricos em vitaminas, o qual apresentação para a comunidade escolar, destacando as vitaminas principais do prato, sua origem e suas funções em excesso ou na carência.
• No final produzirão um vídeo com slides sonorizados, demonstrando o desenvolvimento e a apresentação do projeto.

PARCERIAS/APOIO
• Direção e Coordenação pedagógica.

RECURSOS MATERIAIS
- Computadores ( Pesquisa internet)
- Máquina digital ( Captação imagens/áudio/vídeo)
- Data Show ( Conteúdo – explicação)
- Diversos alimentos para criação dos pratos.

CRONOGRAMA
* Pesquisa – Sala de tecnologia - Março/2011.
* Explicação do Conteúdo – Vitaminas- Março e Abril.
* Apresentação para os jurados e aos alunos em geral da escola, 11 de Maio de 2011.
• Montagem do filme da apresentação na sala de tecnologia – Maio de 2011.


AVALIAÇÃO
• O corpo de jurados será composto por 5 membros, sendo : a Diretora da Escola, Uma Nutricionista, O Coordenador do Curso Técnico em alimentos da UEMS, uma Coordenadora da Escola e a cozinheira da Escola.
• Os grupos serão avaliados em notas de 0 à 10, por uma comissão julgadora, utilizando como critérios : I - Conhecimento II – Criatividade e III- Organização.
• Nas disciplinas de Química e Biologia contará como uma nota parcial de 0 à 10 pontos no 2° Bimestre.

Fotos dos pratos preparados pelos alunos.
Obs.: Todos feitos com muito carinho!!!


7 comentários:

  1. Parabéns pelo desenvolvimento do projeto!

    ResponderExcluir
  2. As fotos ficaram muito bonitas, abre nosso apetite...

    ResponderExcluir
  3. É um trabalho muito importante a ser realizado pois com os alimentos caloricos e cheios de sal que existem por aí hoje...

    ResponderExcluir
  4. Aí,que projeto gostoso!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Rodrigo, toda a equipe do Antônio Fernandes é mesmo nota 10! Grande beijo a Todos (estou com muitas saudades!)

    ResponderExcluir