segunda-feira, 26 de agosto de 2013

HORTA ORGÂNICA: LABORATÓRIO VIVO Subtema: TERRA



PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Edinéia Franciscatti
Gianni Lucindo Dias

COLABORADORES:
Maria de Fátima da Silveira
Luzia Bianchi
Dayane Aparecida de Oliveira Costa

ÓRGÃOS PARCEIROS:
Prefeitura Municipal de Naviraí – MS
Gerência de Educação
Gerência de Obras
Gerência do Meio Ambiente
Usina de Açúcar e Álcool Infinity Bio-Energy

O projeto horta orgânica: Laboratório vivo é uma forma de tornar a nossa escola um espaço educador sustentável, uma escola precisa ter um olhar para o seu espaço físico e aproveitá-lo como meio de construção educativa significativa, este meio físico pode ser rico a medida que faça com que o aluno reflita sobre ele, com um olhar diferenciado. Para essa construção observar, debater, questionar e articular foi a nossa melhor estratégia. Observamos o entorno das salas debatemos o que foi visto pontuando tudo e questionamos o que poderíamos fazer para que o espaço fosse melhor. Surgindo assim a idéia da horta. Buscamos parcerias significativas para a sua efetivação e estamos com o projeto em andamento.
INTRODUÇÃO:
Este projeto surgi de uma abordagem feita pelos próprios alunos durantes as atividades dos sub-temas dentro do sub-tema terra, antes da Conferencia na escola. É um projeto que vai atender os objetivos de termos uma escola sustentável , pois além de ocupar um local que não esta sendo usado para nada, também estará produzindo adubo orgânico com os resíduos orgânicos da merenda escolar que são muitas vezes jogados no lixo de forma aleatória misturado a outros tipos de lixos.
JUSTIFICATIVA:
Segundo a Agenda 21 o desenvolvimento sustentável deve partir de uma sensibilização pública. Portanto devemos pensar o ambiente local como o início para ações que afetam o global. Para alcançar este objetivo propomos a construção de uma horta orgânica um laboratório de aprendizagem significativa uma implementação de teoria e pratica que envolverá as varias áreas do conhecimento. Para a implantação deste projeto precisamos antes ter um olhar sobre o espaço escolar e o que poderíamos fazer para que ele fosse melhor mais sustentável. Após reflexão de todos optamos pela horta, que ocupará um espaço ocioso da escola além de enriquecer a merenda escolar .
OBJETIVO GERAL:
Implantar uma horta orgânica como instrumento de aprendizagem significativa mostrando para os alunos que é possível aprender fora das quatro paredes da sala de aula, além disto reaproveitar a sobra de resíduos orgânicos provenientes da merenda escolar para a fabricação de adubo orgânico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1. Incentivar a participação dos alunos em atividades de construção teórica e pratica significativa.
2. Refletir com toda a comunidade escolar a importância de dar um descarte correto ao lixo orgânico destacando o seu valor para o ciclo biogeoquímico do planeta.
3. Levar teoria e pratica para além das paredes da sala de aula. Enriquecendo e aproveitando este momento para trabalhar de forma multidisciplinar.
4. Construir conhecimentos a cerca de cultivo e plantio de mudas diversas
5. Repensar atitudes aplicando os 5 Rs da Sustentabilidade na nossa escola através da construção de canteiros com pneus.
6. Melhorar hábitos alimentares destacando a importância de uma alimentação rica em legumes e verduras orgânicas
7. Trabalhar a diferença do que é orgânico e o que é tratado com agrotóxicos.
METODOLOGIA:
 Busca de parcerias com órgãos públicos de nossa cidade.
Elaboração e envio de Ofícios para solicitar materiais necessários para a construção da horta.
Conversa com promotoria para solicitar presos do semiaberto para colaborar com a construção da horta
 Elaboração de cronograma de divisão de tarefas dos alunos e turmas com relação a obtenção de mudas e sementes .
 Elaboração do cronograma de divisão de tarefas para enchimento dos pneus, adubação e plantio de mudas.
 Limpeza do mato do terreno.
 Construção da cerca com garrafas pet para delimitar o espaço da horta.
Disposição dos pneus para formar os canteiros.
Enchimento dos pneus com adubos e terra.
Aguando os canteiros para preparar a terra para receber mudas e sementes
 Plantio de mudas e sementes
Cronograma de turmas para aguarem a horta nos 3 períodos de aula .
Limpeza de canteiros retirada de matos e ervas daninha
Manutenção da horta Colheita de verduras, condimentos e legumes.
Replantio de mudas de hortaliças

REFERÊNCIAS
http://planetaorganico.com.br/site/index.php/guia-da-horta-organica/
http://nossaescolafelicianosalescunha.blogspot.com.br/2013/06/projeto-horta-sustentavel-interagindo.html
http://www.meioambiente.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=24
http://blog.institutobrookfield.org.br/index.php/2011/01/horta-comunitaria-do-bairro-cidade-sao-pedro/
http://www.ecodesenvolvimento.org/