sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Assembleia Geral para apresentar os candidatos a Diretor da Escola

Projeto Educação Sexual em Ação.



A professora Edilene e seus alunos trabalharam gráficos na disciplina de matemática para retratar a porcentagem de adolescentes grávidas na faixa etária de 12 a 19 anos na cidade de Naviraí e região.

Apresentação dos Alunos - Dia da Independência

Apresentação dos Alunos - Dia da Independência - Organizado pela Professora Patrícia Felippe

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Coordenação Motora

Uma das questões que você deve prestar atenção no desenvolvimento do seu filho é a coordenação motora. Ela nada mais é do que a capacidade do cérebro do seu filho em equilibrar o corpo e coordenar os movimentos para que os músculos e as articulações atendam as necessidades de locomoção do seu pequeno. Você pode ver se o seu filho está com boa coordenação motora verificando a agilidade, velocidade e a energia que ele demonstra.
Caso a criança não apresente a coordenação motora esperada, você pode recorrer a profissionais que irão realizar atividades para estimular a coordenação e melhorar o desenvolvimento do seu filho. Uma das atividades usadas para a melhoria da coordenação motora é a atividade física, já que faz com que o seu filho tenha o cérebro estimulado para que assim ele tenha a capacidade de se equilibrar quando fizer algum movimento.
De tão importante que ela é, a coordenação motora é dividida em três categorias que são:
- Coordenação motora geral
- Coordenação motora fina
- Coordenação motora específica
É muito importante que você saiba diferenciar uma da outra e assim poder ver o desenvolvimento do seu filho, se está ou não de acordo. A coordenação motora geral nada mais é do que a capacidade que as pessoas têm de usar os músculos esqueléticos da melhor maneira possível. Esse tipo de coordenação motora faz com que os adultos e as crianças consigam dominar os próprios corpos e assim controlar todos os movimentos, até os mais rudes. A coordenação motora geral é essencial para que as pessoas andem, rastejem, pulem e outros exercícios da mesma espécie.
Já a coordenação motora específica permite que as pessoas e as crianças possam controlar os movimentos específicos para realizar um tipo determinado de atividade. Por exemplo, para chutar uma bola, o corpo precisa de uma determinada coordenação motora, para jogar basquete, uma coordenação motora diferente e por aí vai.
E por fim, a coordenação motora fina é responsável pela capacidade que nós temos de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo para que assim eles produzam movimentos mais delicados e bem mais específicos que os outros tipos de coordenação motora. A coordenação motora fina é usada quando vamos costurar, escrever, recortar algo, acertar um alvo (não importa qual o tamanho) ou até mesmo para digitar; tudo isso é obra da coordenação motora fina.

Exemplo de atividades realizadas pela Professora Sandra sobre Coordenação Motora.


Projeto Detranzinho é realizado em Naviraí

Aconteceu durante toda esta quinta-feira em Naviraí um ação do Governo do Estado em parceria com o município denominado de “Fórum Ampliado de Transito 2011”, com ações voltadas para conscientização
de se ter um transito mais humano e seguro, com destaque para o Detranzinho.
O projeto envolveu a Policia Militar, Setor de Transito da Prefeitura, Detran, Fesnavi, PRF, Acadêmico da UFSM, além da parceria com o Rotary Club Naviraí. Pelo período da manhã e a tarde foram distribuídos panfletos educativos em vários pontos da cidade.
No poli esportivo foi montada uma “mini cidade” com sinalizações de transito e que recebeu centenas de estudantes que conheceram de perto o Projeto Detranzinho. Além de dar voltas nos Bugs (carro pequeno) as crianças tiveram através de brincadeiras noções de transito, receberam camisetas e jogos referentes ao dia a dia no transito. O mascote da campanha também fez a alegria da garotada.
A noite na câmara municipal também teve evento relativo ao tema, dando ênfase aos cuidados e prevenções de acidente no transito. Segundo informações este projeto já desenvolvido em Campo Grande e vários municípios do interior do Estado.

Fonte: http://www.jornalcorreiodosul.com.br/ler.asp?id_noticia=9427


A Escola Antonio Fernandes esteve presente no Evento. Segue abaixo as fotos dos nossos alunos com seus professores.




Projeto Regiões Brasileiras em Ação.


Desenvolvimento da atividade árvore genealógica, apresentada pelos alunos do 7º ano vespertino da Escola Antonio Fernandes sob orientação da Professora Dayane Apª de Oliveira Costa: Apresentação contou com algumas características tais como;O estado que a família paterna e materna nasceram e algumas características do lugar assim como: o desenho do prato típico e a imagem da cidade que seus avós nasceram.






domingo, 25 de setembro de 2011

II Encontro Regional do Livro e Leitura - MS em Letras

A Diretora Maria de Fátima da Silveira participou nos dias 22 e 23 de Setembro do II Encontro Regional do Livro e Leitura - MS em Letras que marca o lançamento oficial do Plano Estadual do Livro e Leitura (PELL), documento que estabelece metas e estratégias com objetivo de nortear o desenvolvimento na área do livro, da leitura, literatura e bibliotecas, por meio de políticas articuladas que evidenciam a cidadania, a educação, o meio ambiente, as práticas sociais, o respeito à diversidade cultural, a inserção de novas tecnologias e a ampliação de acesso à informação.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO EM AÇÃO.






O PROJETO SAÚDE  E  PREVENÇÃO   está a todo vapor. Os  alunos do ensino médio estão apresentando os seminários,  neste mês de Setembro,  com vários temas tais  como: Aborto, Hepatite B, Gravidez na Adolescência e os perigos existentes, Aids, Esterização masculina e feminina, Métodos Contraceptivos. Cada trabalho envolveu compromisso por parte dos alunos  e   o uso das várias tecnologias existente na escola, como o  multimidia, câmera digital, filmadora,computadores Parabéns  ao Professor Rodrigo  pelo Projeto e principalmente aos alunos pela responsabilidade e desempenho.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Ações realizadas na Semana da Pátria

A Professora Valdenise de História desenvolveu com seus alunos do 8º A  do período Matutino  o Projeto Pátria, os mesmos  utilizaram as tecnologias existentes na escola para desenvolver atividades  com metodologias diferenciadas,  os alunos realizaram várias atividades relacionadas assim como: Poesias, Cordeis, Cartazes , Slides. As poesias foram filmadas pelas alunas sob orientação da sala de tecnologia e da professora de História.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

BULLYING E O COMPORTAMENTO AGRESSIVO ENTRE ESTUDANTES NA ESCOLA ESTADUAL ANTONIO FERNANDES – NAVIRAÍ/MS




O Projeto teve como objetivo sensibilizar alunos, educadores, famílias e sociedade para a existência do problema e suas consequências, buscando despertá-los para o reconhecimento do direito de toda criança e adolescente a frequentar uma escola segura e solidária, capaz de gerar cidadãos conscientes do respeito à pessoa humana e às suas diferenças.
Durante a realização do Projeto foi promovido debates sobre Bullying nas classes, fazendo com que o assunto fosse bastante divulgado e assimilado pelos alunos; os estudantes fizeram pesquisas sobre o tema; assembleias foram realizadas; foram fixados cartazes sobre o tema; foi permitido aos alunos buscas de soluções capazes de modificar o comportamento e o ambiente e refletido com eles sobre como deveria ser uma escola onde todos se sentissem felizes, seguros e respeitados.Além do trabalho de conscientização foi realizada a panfletagem, apresentações de danças, teatros, paródias, entre outros, culminado no dia estadual contra o bullying, realizado no dia 15 de setembro.



















quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Projeto Educação Sexual em Ação.




A primeira etapa  do Projeto Sexualidade está sendo desenvolvido com os professores Rodrigo Almeida, de Biologia e Patrick Pinheiro de Sociologia  e com os alunos do ensino médio.Os principais objetivos desta primeira etapa é sensibilizar, mostrando as causas e  as  consequências sobre gravidez na adolescência.

Aulas de Física com recursos tecnológicos.



No dia 30/08/2011, o professor de Física  Marcio A. de Almeida , trabalhou juntamente com seus alunos : Danilo, Felipe, Rafaela, Luis e Deyvison, desenvolvendo uma apresentação de Slides ulitlizando o multimídia, envolvendo o estudo de Geradores e Receptores.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Uma forma diferente de aprender Espanhol.

La profesora trabajó la música Yolanda con los alumnos do 3º ano, de uma forma diferenciada, trabajando se  con la acentuación.
Parabéns professora Daniela Ziroldo pela criatividade.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Independência do Brasil

Introdução
A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Podemos citar o caso mais conhecido: Tiradentes. Foi executado pela coroa portuguesa por defender a liberdade de nosso país, durante o processo da Inconfidência Mineira.
Dia do Fico
Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."
O processo de independência
Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole.
Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
Bandeira do Brasil Império. Primeira bandeira brasileira após a Independência.
Pós Independência
Os primeiros países que reconheceram a independência do Brasil foram os Estados Unidos e o México. Portugal exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas para reconhecer a independência de sua ex-colônia. Sem este dinheiro, D. Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra.
Embora tenha sido de grande valor, este fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil. O povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência. A estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual. A elite agrária, que deu suporte D. Pedro I, foi a camada que mais se beneficiou.

Dia de Combate ao Bullying na escolas.



MS promoverá Dia de Combate ao Bullying na escolas

Quinta, 01 de Setembro de 2011 - 15:00 hs

A Secretaria de Educação do Estado (SED) deverá intensificar as ações de combate ao bullying nas escolas da Rede Estadual de Ensino. A proposta agora é realizar o "Dia Estadual de Combate ao Bullying Escolar", previsto para acontecer dia 15 de setembro, simultaneamente, em todas das 356 escolas estaduais de Mato Grosso do Sul. Além de palestras e apresentações de teatro enfocando o tema, o evento também deverá contar com jogos educativos adaptados e concurso de paródias.
A comunidade, principalmente os pais, será envolvida com a participação nas atividades e uma panfletagem nos bairros onde existem escolas da Rede Estadual, a ser realizada pelos alunos das 8h às 16 horas.
Para a secretária estadual de Educação e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Maria Nilene Badeca da Costa, é preciso que as escolas estejam cada vez mais preparadas e atentas. "Os professores e o restante da equipe devem observar sinais de violência, procurando os agressores e atendendo as vítimas, mas o principal é tomar iniciativas de prevenção, como a supervisão na hora do recreio, a promoção de palestras e debates sobre o tema e a inclusão na rotina escolar do respeito mútuo e da afetividade, tendo como foco as relações humanas", afirma.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Brincadeira Tartarugão - 3º B

Atividades desenvolvidas pela Professora Patrícia Fellipe - Educação Física

Brincadeira Tartarugão - Metodologia:
Dividir a turma em times. Cada time ficará no fundo da  quadra em um círculo e receberá duas balas. O objetivo do time  será levar uma bola de cada vez, com os pés dentro do círculo por eles formado até o gol oposto, sem deixar a bola sair do interior do circulo. Se a bola sair o time pega a bola e volta para o fundo da quadra para recomeçar atividade.


Atividades: equilíbrio, destreza, frente e atrás - 1º A




Atividade - Formas: Geometrias.
Objetivo é trabalhar com formas e cores --- 2º C