terça-feira, 19 de julho de 2011

Atividade : Viajando no Mundo da Arte



Projeto Obesidade

Projeto sobre Obesidade desenvolvido pela Professora Clesiane Jacomeli com vários recursos tecnológicos.

Parabéns professora pela forma criativa de aplicar o conteúdo.

INTRODUÇÃO

A obesidade é um problema de saúde pública em vários países e está crescendo. Somos meio bilhão de adultos obesos acima de 20 anos, um em cada 10 adultos. Isso significa que a proporção de obesos dobrou nos últimos 30 anos. Os números são de uma pesquisa publicada na última semana na revista científica The Lancet, baseada em dados epidemiológicos de vários países que incluem mais de 9 milhões de participantes.
O estudo foi realizado por pesquisadores americanos, ingleses e suíços e revela que em 2008 mais de uma pessoa em cada dez, na população mundial adulta, já era obesa, com maior porcentagem entre as mulheres. Entre os países ricos, os Estados Unidos aparecem em primeiro lugar, desde 1980, na taxa de obesidade, enquanto a população japonesa se mostra como a menos afetada pelo problema. O Brasil está na 19ª posição no ranking mundial de obesidade masculina e na 15ª posição na obesidade feminina.
Esses dados nos levam a uma análise crítica da nossa metodologia e de nosso arsenal de tratamento da obesidade. Estamos perdendo a guerra contra esse mal, que responde pela grande incidência paralela de diabetes e elevadas taxas de mortalidade potencialmente evitáveis no mundo.
Baseado nessas informações os alunos do 8ºano do ensino fundamental vespertino da Escola Antônio Fernandes desenvolveram um projeto com o seguinte tema: Diga sim a sua saúde, com o objetivo de alertar os alunos e a família sobre a obesidade e suas conseqüências. Assim valorizar a prática de esportes e uma alimentação adequada.

DESENVOLVIMENTO
Diante dos computadores, a primeira etapa do trabalho foi à busca de informações sobre: O que é obesidade? Nesta etapa os alunos utilizaram o site banco de saúde que foi proposta pela professora de Língua Portuguesa. Os alunos aprenderam que a melhor maneira de descobrir se uma pessoa está acima do peso ou obesa, é por meio do Índice de Massa Corporal (IMC).
Além do calculo que deve ser feito os alunos entenderam as causas e a consequência que o excesso de gorduras e peso trás para o nosso corpo.
No segundo momento a professora passou os vídeos: O especial do globo repórter 35 anos de 2008 (youtube) e o vídeo produzido pelos estudantes de nutrição (youtube), após assistir os vídeos os alunos foram para a sala de aula formando os grupos para a montagem dos trabalhos. Cada grupo utilizaria a sua criatividade.
O grupo 1 ficou responsável pela elaboração de um teatro com o tema preconceito com pessoas acima do peso.
O grupo 2 ficou responsável para apresentar um telejornal demonstrando como melhorar a saúde com a troca dos hábitos alimentares e os exercícios físicos diários.
O grupo 3 utilizou o data-show com exposição do conteúdo. O calculo do IMC, as conseqüências da falta do controle na alimentação, apontando para os riscos de doenças graves adquiridas a partir do peso elevado.
O grupo 4 foi a campo e conseguiu a participação da nutricionista, respondendo a um questionário. Editaram dois vídeos, uma entrevista com a professora de artes Daniela e um vídeo com perguntas e respostas feitas por eles próprios. O grupo utilizou o data-show para apresentação do trabalho.

CONCLUSÃO:

Para concluir os alunos do 8º ano estenderam as apresentações para o 5º ano e os teatros da Magali para o 2º ano.
Foi muito proveitoso o projeto, pois percebi que os alunos também se preocupam com a saúde e com a estética.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Terrário

A professora Judite de Ciências trabalhou com o 6º Ano sobre o Terrário, realizando a atividade proposta pelo livro didático.

O terrário pode ser considerado um modelo de ecossistema no qual podemos perceber alguns fenômenos naturais, como o ciclo da água, a germinação de diferentes sementes, o desenvolvimento de vegetais e o comportamento de pequenos animais. Veja uma das maneiras de ser trabalhado (construído) um terrário.

FAVALI, Leonil Delvai. Projeto radix: ciências, 6º ano / Leonel Delvai Favali, Karina Alessandra Pessôa, Elisangela Andrade Angelo—São Paulo: Scipione, 2009.

Parabéns professora, temos que envolver nossos alunos em atividades práticas.