quinta-feira, 30 de junho de 2011

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Festa Junina

Fonte:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.jornallivre.com.br/images_enviadas/festa-junina-o-que-acontecejun.jpg&

Músicas Juninas para sua QUADRINHA: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/05/musicas-para-festa-junina.html
 


Dicas:

Dicas de filmes, artigos, reportagens....para auxiliá-lo na escolha do filme -- Cinema na Escola.

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/coluna.asp?coluna=2

http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/cinema-escola-filmes-tecnologia-audiovisual-556044.shtml

http://www.curtacinema.com.br/curtacinema/home/

http://www.portacurtas.com.br/index.asp

Dia nacional do cinema brasileiro


No dia 8 de julho de 1896, sete meses depois de os irmãos Lumière inaugurarem a sétima arte em Paris, o Rio de Janeiro exibiu a primeira sessão de cinema no Brasil. No ano seguinte, em 1897, Paschoal Segreto e José Roberto Cunha Salles abriram a primeira sala de cinema, também no Rio de Janeiro, na rua do Ouvidor.
A sala chamava “Salão Novidades de Paris” e exibiu o primeiro filme brasileiro em 1898. O filme, rodado por Afonso Segreto, mostrava um documentário com imagens da Baía de Guanabara. Aliás, os documentários foram as primeiras produções brasileiras. Depois de 1912, começava uma incipiente produção nacional com “Os Três Irmãos” e “Na Primavera da Vida”, do cineasta Humberto Mauro. Mas foi somente em 1929 que foi lançado o primeiro filme brasileiro totalmente sonorizado. O filme se chamava “Limite” e foi filmado por Mário Peixoto.
Em 1930, o primeiro estúdio de cinema do Brasil foi instalado no Rio de Janeiro, por Adhemar Gonzaga. Chamado de Cinédia, o estúdio produzia comédias musicais e dramas populares. Em 1941, surgiu a Atlântida, famosa produtora das chanchadas que marcaram época, revelando cineastas como Carlos Manga. No fim da década de 40, foi a vez do estúdio Vera Cruz, que começou a produzir filmes no estilo de Hollywood. Em 1952, o filme “O Cangaceiro”, rodado por Lima Barreto, conseguiu entrar no circuito internacional e foi premiado no Festival de Cannes em 1953.
Filmes produzidos por cineastas independentes também fizeram muito sucesso. Nélson Pereira dos Santos lançou “Rio 40 graus” e Anselmo Duarte, “O Pagador de Promessas”. O comediante Amacio Mazzaropi montou sua produtora em 63 e rodou vários filmes de humor, criando tipos caipiras. Foi nesse ano também que Glauber Rocha lançou “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e Joaquim Pedro de Andrade filmou “Macunaíma”.
Produções como “Dona Flor e seus dois maridos”, “Eles não usam black-tie” e “Pixote, a lei do mais fraco” fizeram sucesso nos anos 80. A década de 90 começou com o cinema brasileiro em baixa, mas em 93, com a criação da Lei do Audiovisual, filmes como “Carlota Joaquina”, “O Quarteto”, “O que é isso companheiro” e “Central do Brasil” começaram a fazer o cinema brasileiro entrar no circuito internacional.
Hoje, o cinema brasileira está em alta. Os últimos filmes em cartaz foram “Cidade de Deus”, “Madame Satã”, “Abril Despedaçado”, “Bicho de Sete Cabeças”, “Caminhando nas Nuvens”, “O homem que copiava” e “Lisbela e o Prisioneiro”.

Fonte: UFGNet

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Inscrições para SISU começam nesta quarta-feira

Segundo o site G1, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do segundo semestre começam às 6h desta quarta-feira (15) e vão até as 23h59 de domingo (19), segundo o Ministério da Educação. As inscrições ocorrerão exclusivamente pela internet. (SAIBA MAIS: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/06/inscricoes-para-sisu-comecam-6h-desta-quarta-feira-segundo-mec.html)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

13 de Junho é Dia de Santo Antônio



Conhecido como santa casamenteiro, Santo Antônio tem milhares de devotos espalhados pelo Brasil e ambém em Portugal. Seu dia é comemorado em 13 de junho, em meio às festas juninas, por isso Antônio é um dos santos mais lembrados nessas festas. Normalmente, sua figura é representada carregando o menino Jesus em seus braços. Muitas mocinhas afoitas para encontrar um marido retiram o bebê dos braços do santo e prometem devolvê-lo depois de alcançarem seu pedido. Outras jovens colocam a imagem de cabeça para baixo e dizem que só mudam de posição quando Santo Antônio descolar um marido para elas. Essas simpatias geralmente são feitas na madrugada do dia 13. Mas nem só de casamento vive o santo. Ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos. Em uma reza conhecida como "os responsos", o santo é invocado para achar coisas perdidas. Numa outra cerimônia, conhecida como trezena, os fiéis entoam cânticos, soltam fogos, e celebram comes e bebes e uma fogueira com o formato de um quadrado. Essa festança acontece de 1° a 13 de junho. Ainda há um outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de junho, as igrejas distribuem aos pobres os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que esse alimento deve ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano.
Fonte: http://educaterra.terra.com.br/educacao/almanaque/2005/06/07/001.htm
DICA: Atividades para trabalhar com os alunos:
                   http://www.superkid.com.br/especiais/junina.php
                   http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/junina.htm
                   http://www.smartkids.com.br/html/festa-junina.php

Dia dos Namorados





Fonte: http://www.recados.net/orkut/203/4/dia-dos-namorados.html

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em Portugal também acontecia o mesmo até há poucos anos, mas atualmente é mais comum a data ser celebrada em 14 de Fevereiro.
A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados (as) da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é principalmente associado a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Data no Brasil

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória[5] trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin -- que nos países do hemisfério norte ocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_dos_Namorados



Recados Para Orkut - Click Aqui! http://www.recados.net
 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE


 A FAMILIA ANTONIO FERNANDES TEM O PRAZER DE PARABENIZAR
 A PROFESSORA VALDENISE E OS ALUNOS DO 6º ANO A PELO PROJETO REALIZADO

                                            PROJETO GEO-ÁGUA
395 × 333 - Nosso planeta tem cerca de dois terços só de água. Pela lógica, parece haver ...
naturavendas.wordpress.com

RESPONSÁVEIS PELO PROJETO
 Alunos do 6° ano A
 Professores
 Coordenadora
 Diretora
 Colaboradores

                                                 OBJETIVOS
O Projeto Geo-água quer juntamente com os estudantes do 6° ano A - matutino propor uma mudança de cultura do modelo produtivo, transformando a idéia preservação da água em um novo costume, que tem a conscientização da preservação como filosofia e a partir dela o desenvolvimento sustentável, garantindo esse recurso hídrico às próximas gerações.

PARA REALIZAÇÃO, O PROJETO TEM QUATRO PILARES DE SUSTENTAÇÃO:
 Sensibilizar através dos alunos a comunidade.
 Desenvolver ações ambientais dentro da escola Antônio Fernandes.
 Combate à poluição e desperdício hídrico.
 Ensinamento de uma nova cultura.

INÍCIO DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO PELA DIRETORA FÁTIMA E PROFª VALDENISE
                                                                      foto: Arquivo da E.E.Antônio Fernandes

PALESTRA COM O PROFESSOR CLAUDINEI NOGUEIRA SOBRE O MEIO AMBIENTE E A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA

foto: Arquivo da E.E.Antônio Fernandes

POEMA ÁGUAS
Aluna do 6º ano A
   
 foto: Arquivo da E.E.Antônio Fernandes


                                                 ALUNOS DO 6º ANO A
                              APRESENTAÇÃO DA MÚSICA ÁGUA (SANDY E JR)
foto: Arquivo da E.E.Antônio Fernandes



VÍDEO SANDY E JR
ÁGUA




quinta-feira, 2 de junho de 2011

Planeta Azul - Chitãozinho e Xororó

Dicas de Atividades / Jogos - MEIO AMBIENTE

Gostaria de Parabenizar o (a) criador (a) do site http://www.atividadeseducativas.com.br/, é um site riquíssimo. Há jogos, atividades de todas as disciplinas e temas dos mais variados. Sugiro o link sobre o MEIO AMBIENTE http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?lista=meio-ambiente. Você encontrá aqui várias sugestões para trabalhar com a garotada. VAMOS FAZER A NOSSA PARTE!!!


Atividades para imprimir (caça palavras, cruzadinhas, ect): http://www.smartkids.com.br/passatempos/meio-ambiente.html

Muitas e Muitas Atividades sobre MEIO AMBIENTE. Vários sites com jogos, vídeos, informações....Vale a pena conferir. http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_meio_ambiente/inicial_meio_ambiente.html

Dia Mundial do Meio Ambiente

Criação do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, importância da data, preservação ambiental

5 de junho: um dia dedicado ao Meio Ambiente

Criação do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Esta data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Ambiente. Foi durante esta conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Objetivos

A criação desta data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a ONU procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intensão da ONU também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

Importância e comemoração

Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários e eventos são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial.

Em muito países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.

Esta data é muito importante nas escolas, pois os alunos, em estágio de formação, podem desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do planeta.