quinta-feira, 26 de maio de 2011

Concurso Sanesul

A Família Antonio Fernandes tem o prazer de parabenizar a aluna Daiana da Rocha do 9º ano B do período matutino, pela brilhante participação e conquista do 1º lugar no concurso de redação, sendo isto um orgulho para esta escola que incentiva seus alunos através de professores preparados e dedicados, e parabenizar também a Prof. Silvana Fiaux que foi a orientadora da turma.


                       Prof. Silvana, aluna Daiana e diretora Fátima


Projeto Vitaminas

A Escola Antonio Fernandes PARABENIZA os professores responsáveis pelo excelente projeto sobre Vitaminas. O projeto foi realizado com os Alunos do 1º Ano A e B, 2º Ano A e 3º Ano A do Ensino Médio - Matutino da Escola Estadual Antonio Fernandes. Todos participaram ativamente no projeto, demonstrando grande interesse em contribuir para o sucesso do mesmo.

Saiba mais sobre o projeto:

O PROJETO VITAMINAS: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, PREVENINDO DOENÇAS.

PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
Rodrigo, Viviane e Andréia.
Disciplinas Biologia, Química e STE.
INTRODUÇÃO


Desde que Linus Pauling, bioquímico laureado com o Nobel, começou a promover a idéia de "megadoses" de nutrientes essenciais, 40 anos atrás, os norte-americanos se tornaram usuários dedicados de vitaminas. Hoje, cerca de metade dos adultos do país usam alguma forma de suplemento vitamínico, criando um mercado que movimenta US$ 23 bilhões ao ano. Mas será que as vitaminas realmente ajudam?
Atualmente as pessoas estão se conscientizando de que os alimentos que elas comem têm influência não só na aparência e no bem estar geral, mas também na expectativa de vida e na qualidade dela. A escola, buscando sempre cumprir sua missão de oferecer uma educação completa ao aluno, verificou a necessidade colaborar com pais e alunos, propiciando o contato direto com informações importantes sobre alimentação e saúde.

JUSTIFICATIVA

Sabemos que existem dificuldades relativas a alimentação no cotidiano da maior parte das famílias. A escola não tem a pretensão de solucionar ou oferecer receitas mágicas, mas quer valorizar a reeducação alimentar, aproximando o aluno de alimentos que proporcionem uma vida mais saudável.
O objetivo da escola é fornecer subsídios para que seja estabelecido um padrão alimentar adequado. As vitaminas são fontes de energia que é necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, sabendo disso cada grupo vai expor um prato criativo com alimentos ricos em vários os tipos de vitaminas encontradas em diversos nutrientes e suas funções.

OBJETIVO GERAL
• Desenvolver hábitos mais saudáveis de alimentação;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conscientizar os alunos acerca de uma alimentação saudável para vida dos seres humanos;
• Compreender os tipos de nutrientes e suas principais fontes;
• Reconhecer a importância das vitaminas indispensáveis ao organismo, suas funções e em que alimentos são encontrados.

PÚBLICO-ALVO
• Alunos do 1º Ano A e B, 2º Ano A e 3º Ano A do Ensino Médio - Matutino da Escola Estadual Antonio Fernandes .

METODOLOGIA
• Primeiramente iniciará em sala, nas disciplinas de Biologia e Química, um debate sobre a importância e a composição química das vitaminas em nossa alimentação, o conteúdo será explicado durantes as aulas de Biologia e Química, depois para aprofundar o assunto os alunos pesquisarão na internet sobre o conteúdo e produzirão um prato com alimentos ricos em vitaminas, o qual apresentação para a comunidade escolar, destacando as vitaminas principais do prato, sua origem e suas funções em excesso ou na carência.
• No final produzirão um vídeo com slides sonorizados, demonstrando o desenvolvimento e a apresentação do projeto.

PARCERIAS/APOIO
• Direção e Coordenação pedagógica.

RECURSOS MATERIAIS
- Computadores ( Pesquisa internet)
- Máquina digital ( Captação imagens/áudio/vídeo)
- Data Show ( Conteúdo – explicação)
- Diversos alimentos para criação dos pratos.

CRONOGRAMA
* Pesquisa – Sala de tecnologia - Março/2011.
* Explicação do Conteúdo – Vitaminas- Março e Abril.
* Apresentação para os jurados e aos alunos em geral da escola, 11 de Maio de 2011.
• Montagem do filme da apresentação na sala de tecnologia – Maio de 2011.


AVALIAÇÃO
• O corpo de jurados será composto por 5 membros, sendo : a Diretora da Escola, Uma Nutricionista, O Coordenador do Curso Técnico em alimentos da UEMS, uma Coordenadora da Escola e a cozinheira da Escola.
• Os grupos serão avaliados em notas de 0 à 10, por uma comissão julgadora, utilizando como critérios : I - Conhecimento II – Criatividade e III- Organização.
• Nas disciplinas de Química e Biologia contará como uma nota parcial de 0 à 10 pontos no 2° Bimestre.

Fotos dos pratos preparados pelos alunos.
Obs.: Todos feitos com muito carinho!!!


quarta-feira, 25 de maio de 2011

Visita ao Museu

O professor Rodrigo Almeida Silva, leciona a disciplina de Biologia na Nossa Escola Estadual Antonio Fernandes. O mesmo está desenvolvendo o Projeto:

MUSEU – ESCOLA:
CONHECENDO, VALORIZANDO E RESGATANDO A CULTURA E A HISTÓRIA REGIONAL.

Justificativa do projeto:

A escola é uma instituição social que deve promover situações de aprendizagens que permanecem por toda a vida.
Tem-se muito a visão de que o mais importante é trabalhar conteúdos escolares, esquecendo-se da formação humana, dos valores morais que um sujeito deve ter, das questões de cidadania.
Hoje em dia, fala-se muito em interdisciplinaridade, a forma de se juntar diferentes conteúdos em um único projeto educativo, os passeios são formas de se ajustar às necessidades da educação.
Para se fazer uma visita a um museu é interessante haver relação entre o conteúdo de história, artes, ciências, Geografia, Literatura, Biologia e Tecnologia.
O importante é a escola se estruturar, não fazendo apenas mais um passeio, mas dando especificidade ao mesmo, através de uma proposta pedagógica que vise a integração do trabalho pedagógico à experiência concreta, vivida.

A visita ocorrerá no dia 22 de Junho de 2011 no 

Museu das Culturas Dom Bosco da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande


Para saber mais sobre o Projeto clique AQUI.


 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Enem 2011

Como sabemos o Enem é utilizado para o acesso ao ensino superior. E sua INSCRIÇÃO já iniciou. Para efetuá-la e saber mais informações acesse o site: http://www.enem.inep.gov.br/

Não deixe para o último dia!!!

Curiosidades da Língua Portuguesa

Curiosidades da Língua Portuguesa retirado do site http://www.colegiosapientia.com.br/artigo_lingua_port.asp, muito interessante. Vale a pena ler. Recomendo este site.



Diariamente utilizamos expressões com significados diferentes daquilo que elas representam literalmente, mas raramente nos preocupamos em ir atrás da sua origem ou — até mesmo — da sua forma correta.

[...]

1. Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão: o correto é batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão..
2. Enfiou o pé na jaca: o correto é enfiou o pé no jacá. Antigamente, os tropeiros paravam nas vendinhas, a meio caminho, para tomar uma bebida. Quando bebiam demais, era comum colocarem o pé direito no estribo e, quando jogavam a perna esquerda para montar no burro, erravam, pisavam no jacá (o cesto em que as mercadorias eram carregadas) e levavam um grande tombo. Por isso, quando alguém bebia demais dizia-se que ele enfiaria o pé no jacá. A jaca, fruta, não tem nada com isso.
3. Cor de burro quando foge: o correto é corro de burro quando foge!
4. Quem tem boca vai a Roma: pois é, eu também fiquei surpresa ao saber que o correto não tem nada a ver com a capacidade de pela comunicação ir a qualquer parte do mundo, e sim uma forma de exortação à crítica política; o correto é quem tem boca vaia Roma.
5. É a cara do pai escarrado e cuspido: essa é forma escatológica de dizer que o filho é muito parecido com o pai; o correto é a cara do pai em Carrara esculpido (Carrara é uma cidade italiana de onde se extrai o mais nobre e caro tipo de mármore, que leva o mesmo nome da cidade).
6. Quem não tem cão, caça com gato: o correto é quem não tem cão, caça como gato. Ou seja, sozinho!
7. Voto de Minerva: Orestes, filho de Clitemnestra, foi acusado pelo assassinato da mãe. No julgamento, houve empate entre os jurados. Coube à Minerva, personagem da mitologia grega, o voto decisivo, que foi em favor do réu. Voto de Minerva é, portanto, o voto decisivo.
8. Casa da mãe Joana: na época do Brasil Império, mais especificamente durante a menoridade do Dom Pedro II, os homens que realmente mandavam no país costumavam se encontrar numa casa, cuja proprietária se chamava Joana. Como esses homens mandavam e desmandavam no país, a frase casa da mãe Joana ficou conhecida como sinônimo de lugar em que ninguém manda.
9. Ficar a ver navios: Dom Sebastião, rei de Portugal, havia morrido na batalha de Alcácer-Quibir, mas seu corpo nunca foi encontrado. Por esse motivo, o povo português se recusava a acreditar na morte do monarca. Era comum as pessoas visitarem o Alto de Santa Catarina, em Lisboa, para esperar pelo rei. Como ele não voltou, o povo ficava a ver navios.
10. Não entender patavinas: os portugueses encontravam uma enorme dificuldade de entender o que falavam os frades italianos patavinos, originários de Pádua, ou Padova; sendo assim, não entender patavina significava não entender nada.
11. Dourar a pílula: antigamente as farmácias embrulhavam as pílulas em papel dourado, para melhorar o aspecto do remedinho amargo. A expressão dourar a pílula, significa melhorar a aparência de algo.
12. Sem eira nem beira: os telhados de antigamente possuíam eira e beira, detalhes que conferiam status ao dono do imóvel. Possuir eira e beira era sinal de riqueza e de cultura. Não ter eira nem beira significa que a pessoa é pobre, está sem grana.
13. O canto do cisne: dizia-se que o cisne emitia um belíssimo canto pouco antes de morrer. A expressão “canto do cisne” representa as últimas realizações de alguém.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Dia Nacional e Internacional das Comunicações

Comunicar significa participação, troca de informações, tornar comum aos outros idéias, volições e estados de espírito.
Ou seja, as pessoas poderem entender-se umas às outras, expressando pensamentos e até mesmo unindo o que está isolado, o que está longe da comunidade. 
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-nacional-e-internacional-das-comunicacoes.php

 Para saber mais acesse o site da Discovery desenvolveu uma multimídia muito bacana. Confira em http://www.discoverybrasil.com/internet/a-invencao-do-primeiro-computador.shtml.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Homenagem as Mães feita pelos alunos do 1º A e B - Ensino Fundamental


 Alunos do 1º A e B - Ensino Fundamental
Professoras responsáveis: Janislei e Marliete

terça-feira, 10 de maio de 2011

Dia das Mães

A Escola Antonio Fernandes comemorou o Dia das Mães com palestras, apresentações culturais e um chá da tarde no sábado dia 07 de maio no anfiteatro da Finav.
Iniciou com as palavras da Diretora Maria de Fátima da Silveira. Em seguida, apresentações culturais que você poderá prestigiar as fotos e vídeos aqui no Blog. Após, palestra com o Coodenador do Conselho Tutelar Josué Alves da Fonseca, com o Tema: "Responsabilidade dos pais e o Estatuto da Criança e do Adolescente". E encerrando com a palestra da Profª. Ma.Otacília Matulaitis Wingeter - Especialista em Educação da Escola Estadual Antonio Fernandes e Coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Geografia da FINAV. As apresentações culturais foram realizadas com os alunos da própria escola, para os mesmos prestarem homanegens as suas mães e as mães presentes na reunião.

Parabéns!!! Mamãe!!! Você é a LUZ de seu filho!!! Acompanhe-o!!! E faça o possível para marcar presença na escola, pois estamos contigo em busca do Sucesso dele!!!










sábado, 7 de maio de 2011

Homenagem as Mães da Escola Antonio Fernandes


Alunos do 1º ao 5º Anos fazem homenagens as suas mães.
Profª : Daniela F. Prado

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Vídeo Planeta Água

Profª Gianni Lucindo Dias
2º B - Priscila Fertim e Anderson

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Atividades sobre a Dengue

A professora Sandra de Souza do 2º Ano C trabalhou com seus alunos sobre a Dengue, tema que vem trabalhando sempre em sala de aula. Uma das suas atividades foi a produção de um cartaz "BRASIL UNIDO CONTRA A DENGUE". Parabéns professora pela a atividade!!! Que os nossos aluninhos transfiram para seus pais o que aprenderam!