sexta-feira, 25 de março de 2011

Atividades do curso: Jogos no Ensino de Matemática

A Profª Eliane Pereira, Profª Édna do Projeto “Além das Palavras” e a Profª Josilaine estão participando do curso Jogos no Ensino de Matemática: brincando também se aprende, com a carga horária de 40 horas, as mesmas já estão desenvolvendo as atividades na sala de tecnologia para poderem sanar as dúvidas dos alunos através dos recursos tecnológicos.
Venha também você professor, utilizar das atividades interativas como ponto positivo na aprendizagem do seu aluno.

Um Abraço!
Professoras Eliane, Édna e Josilaine

terça-feira, 22 de março de 2011

segunda-feira, 21 de março de 2011

19 de Março - Dia de São José e do Marceneiro

O culto a São José começou provavelmente no Egito, passando mais tarde para o Ocidente, onde hoje alcança grande popularidade. Em 1870, o papa Pio IX o proclamou "O Patrono da Igreja Universal" e, a partir de então, passou a ser cultuado no dia 19 de março.
Em 1955 Pio XII fixou o dia 1º de maio para "São José Operário, o trabalhador".(Saiba mais) 
Fonte: http://www.culturabrasil.org

Arvore
Fonte: http://www.slideshare.net/1950/arvore-252444

quinta-feira, 17 de março de 2011

Projeto: Ortografia

Diante das dificuldades observadas em todos os anos escolares dos erros ortográficos, a professora da Sala de Tecnologia Educacional período vespertino, Elisângela, elaborou o projeto: Ortografia. Com o objetivo de auxiliar os professores regentes a trabalhar a ortografia e a leitura de maneira dinâmica, e além de estimular o uso da sala de tecnologia, e outras mídias disponíveis na escola;

Metodologia
As atividades serão desenvolvidas nas sala de tecnologia educacional, seguindo um cronograma com cada ano escolar, diante do nível dos alunos.
Todas as disciplinas serão envolvidas. O professor regente juntamente com o professor da Sala de Teconologia, seguirão os seguintes passos:
  • Cada qual fará uma seleção de vocabulários importantes para sua disciplina, ou através de leituras (páginas na internet) de artigos sobre a disciplina, os alunos retirarão palavras chaves e selecionarão no editor de texto.;
  • Procurar seus significados no site de pesquisa, exemplo: google, cadê, etc., e acrescentar no editor, como imagens referentes aos seus significados;
  • Acrescentar outras palavras que o professor da disciplina selecionar;
  • Configurar no editor de texto no formato de um livro as palavras e as imagens.
  • Criar uma capa para o dicionário.
  • Atividades com jogos interativos – palavras novas deverão ser anotadas pelos alunos e anexadas ao dicionário.
Obs.: O projeto ficará em aberto para sugestões, inovações nas atividades relatadas, conforme o seu desenvolvimento.

Duração: 1º Semestre 2011
Público Alvo: 1º ao 8º Ano

Projeto: Ortografia

terça-feira, 15 de março de 2011

recados para orkut

Fonte: www.recadoslindos.com.br

 
Recados para orkut
Fonte: http://www.milassinaturas.net/poesia2.php









sexta-feira, 11 de março de 2011


http://www.td.utfpr.edu.br/noticias.php

 Parabéns!!! Pelo tamanha importância da sua atividade!!!

Dicas de livros por idade ou ano escolar - ACESSE: http://educarparacrescer.abril.com.br/livros/


Fonte: http://kaliny-goes.blogspot.com/2010_03_01_archive.html



Carnaval



Origem do Carnaval

"Ao contrário do que se imagina, a origem do carnaval brasileiro é totalmente européia. A comemoração carnavalesca data do início da colonização, sendo uma herança do entrudo português e das mascaradas italianas. Somente muitos anos mais tarde, no início do século XX, foram acrescentados os elementos africanos, que contribuíram de forma definitiva para o seu desenvolvimento e originalidade.
Foi, portanto, graças a Portugal que o entrudo desembarcou na cidade do Rio de Janeiro, em 1641. O termo, derivado do latim "introitus" significava "entrada", "começo", nome com o qual a Igreja denominava o começo das solenidades da Quaresma. No entanto, as festividades do entrudo já existiam bem antes do Cristianismo, eram comemoradas na mesma época do ano e serviam para celebrar o início da primavera. Com o advento da Era Cristã e a supremacia da Igreja Católica, passou a fazer parte do calendário religioso, indo do Sábado Gordo à Quarta-feira de Cinzas.
Tanto em Portugal, como no Brasil, o Carnaval não se assemelhava de forma alguma aos festejos da Itália Renascentista; era uma brincadeira de rua muitas vezes violenta, onde se cometia todo tipo de abusos e atrocidades. Era comum os escravos molharem-se uns aos outros, usando ovos, farinha de trigo, polvilho, cal, goma , laranja podre, restos de comida, enquanto as famílias brancas divertiam-se em suas casas derramando baldes de água suja em passantes desavisados, "num clima de quebra consentida de extrema rigidez da família patriarcal".
Foi esse Carnaval mais ou menos selvagem que desembarcou no Brasil com as primeiras caravelas portuguesas e os primeiros foliões.
Com o passar do tempo e devido a insistentes protestos, o entrudo civilizou-se, adquiriu maior graça e leveza, substituindo as substâncias nitidamente grosseiras por outras menos comprometedoras, como os limões de cheiro (pequenas esferas de cera cheias de água perfumada) ou como os frascos de borracha ou bisnagas cheias de vinho, vinagre ou groselha. Estas últimas foram as precursoras dos lança-perfumes introduzidos em 1885.
No tocante à música, tudo ainda era muito precário; o entrudo não possuía um ritmo ou melodia que o simbolizasse. Apenas a partir da primeira metade do século XIX, com a chegada dos bailes de máscaras nos moldes europeus, foi que se pôde notar um desenvolvimento musical mais sofisticado..."

Fonte: http://www.arteducacao.pro.br/Cultura/carnaval.htm

8 DE MARÇO É DA MULHER



8 DE MARÇO É DA MULHER

As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais.

Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas. Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Mulher
Ilsa da Luz Barbosa

Você que busca no dia a dia sua
independência, sua liberdade, sua
identidade própria;

Você que luta profissional e
emocionalmente, para ser
valorizada e compreendida;

Você que a cada momento tenta ser a
companheira, a amiga, a "rainha do lar";

Você que batalha incansavelmente por seus
próprios direitos e também por um mundo
mais justo e por uma sociedade sem
violências;

Você que resiste aos sarcasmos daqueles
que a chamam de, pejorativamente, de
feminista liberal e que já ocupa um
espaço na fábrica, na escola, na
empresa e na política;

Você, eu, nós que temos a capacidade de
gerar outro ser, temos também o dever de
gerar alternativas para que a nossa Ação
criadora, realmente ajude
outras
mulheres a conquistarem
a liberdade de Ser...


Fonte: http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/mulher/mulher.htm