terça-feira, 22 de junho de 2010

ANTONIO FERNANDES E A COPA DE 2010

A Escola Antonio Fernandes, neste período da Copa de 2010, está desenvolvendo vários trabalhos em todas as áreas com esse tema. Foi uma iniciativa do professor Carmo que trouxe a ideia, incendiou e prontamente foi aceita por todos os professores,coordenadores e direção. O clima da escola é de total animação. Cada área está realizando trabalhos usando o conteúdo com o tema da copa.
Os trabalhos são os mais variados possíveis, tais como: confecção de maquete em Matemática, confecção do mascote e dos estádios da copa em Artes, bandeiras de todos os países participantes da copa em História, produção de textos em Português,levantamento dos países que falam Inglês nesta disciplina e de poemas ilustrados alusivos ao tema, dentre outras atividades

fotos - copa



fotos da copa





quarta-feira, 2 de junho de 2010

Projeto Regiões Brasileiras

O jogo trilha geográfica foi desenvolvido pelos alunos do 7 º ano vespertino, todos os alunos da sala construíram as trilhas usando cartolina, réguas de lápis de cor, livros velhos e revistas para recorte, os mesmo colocaram os conhecimentos sobre os conteúdos desenvolvido em sala com seguintes temas: estados, capitais, siglas, localização geográfica. O projeto Regiões Brasileiras foi desenvolvido pela professora Dayane Oliveira na Disciplina geografia.

terça-feira, 1 de junho de 2010

A Escola Antonio Fernandes Parabeniza todas as suas mães pelo seu dia!!!!

Amor de Mãe

Amor de Mãe é sol brilhante e aquece:
uma família inteira, noite e dia;
nas horas tristes põe a fé na prece:
de intercessão da Virgem Mãe Maria.

Amor de Mãe é chama, sempre cresce;
gera uma vida, encanta, alenta e guia;
transforma o sangue e quando o filho nasce,
dá o puro leite e prova a tal magia.

Amor de Mãe faz ver o céu de anil,
no leito, explode a estrela e traz canção;
bálsamo, acalma a dor que está no peito.

Amor de Mãe sublima graças mil,
deixa saudade e na alma, paz, perdão;
Flor que perfuma a vida: amor-perfeito.


de Sílvia Araújo Motta
Belo Horizonte - MG


ESCOLA ANTONIO FERNANDES PARTICIPA DO 1º SARAU LITERÁRIO EM NAVIRAÍ

CULTURA DE NAVIRAÍ FAZ PRIMEIRO SARAU LITERÁRIO
A Prefeitura de Naviraí por intermédio da Fundação Cultural fez na noite da última sexta-feira (21), o 1º Sarau Literário. O evento organizado pela equipe da biblioteca Dom Aquino, localizada no Parque Sucupira, reuniu dezenas de poetas, escritores e apreciadores da arte.
Convidado especial para o encontro o Poeta e Escritor Guimarães Rocha, ocupante da cadeira nº 4 da Academia Sul-Mato-Grossense de letras encerrou a noite. O encontro foi o primeiro, dentro do projeto denominado saraus nas bibliotecas, onde os participantes fazem declamação de poesias, contos e crônicas, previamente selecionados, dentro de um tema ou autor homenageado. O material utilizado é do acervo da biblioteca, visando a democratização do acesso à literatura consagrada, e possibilitando revelar criações dos participantes, bem como a experiência do deleite da leitura.
“Esse foi só o primeiro evento de vários que pretendemos desenvolver” disse a Superintendente da Fundação Cultural, Joana da Silva, que ao lado do Gerente de Educação Cesar da Fonceca, representaram a administração municipal no encontro literário. Já a responsável pela biblioteca e responsável direta pelo evento Assunta Maria Bortolon, falou com entusiasmo do resultado. “Foi uma noite memorável e a 1ª de muitas que pretendemos realizar” Disse, ao emendar que para os próximos com apoio da direção da Fundação pretende abrir o evento também para o teatro.
Os participantes do 1º sarau literário foram além de alguns poetas e escritores, também representantes de escolas. A Escola Municipal Maria de Lourdes Aquino, foi representada por Janine de Araujo Leite Lepri com o poema de sua própria autoria denominado Utopia. Escola Municipal “Profº. Milton Dias Porto”, Alunas Gracieli Cruz Rodrigues/ Gleicy Helen Pereira da Silva e Adriana Moraes do Nascimento, Titulo: Genocídio Autor: Emanuel Marinho. Escola Municipal “José Martins Flores” Aluno: Rodrigo Vieira Menezes, Titulo: Marisa, Autor Walter Nieble de Freitas. Já o Juracy de Araujo Cardoso foi representado por Keila Cristina de S. Lima e o poema Soneto de Felicidade de Vinicius de Moraes enquanto Adriana Maria Ramalho apresentou o Bêbado e o Poeta de Guimarães Rocha. A Escola Estadual “Antonio Fernandes”, Aluna: Agnes Caroline Trindade Koohhann, Titulo Um Dia Acordarás Num Quarto Novo de autoria de Mario Quintana. Escola Estadual “Presidente Médici”
Aluna: Adriana Bronzatte Teixeira, Titulo: Sou Negro de autoria de Solano Trindade. Escola Municipal “Marechal Rondon” este representada pela aluna Carolina de Moraes Nunes.
O sarau ainda contou com participação do poeta e artista plástico Laércio Lemos, da Professora Marlene dos Santos Souza, Valdecir dos Santos (com um belo poema em homenagem a Naviraí) e Divina Celia Garcia. A festa foi encerrada com uma descontraída apresentação de Guimarães Rocha. Com a emoção de sempre o poeta descreveu suas raízes com sua Quixeramobim CE, mas não se esqueceu de lembrar da infância em Vicentina sua profunda ligação com Naviraí, onde com versos e prosas conheceu e convenceu Rosa, sua companheira até os dias de hoje.